Já comprou seu livro hoje? Clic aqui!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Falta de Cultura Ética da Nossa Civilização



            Creio que o exagero da atitude puramente intelectual, orientando, muitas vezes, a nossa educação, em ordem exclusiva ao real e à prática, contribui para pôr em perigo os valores éticos.Não penso propriamente nos perigos que o progresso técnico trouxe diretamente aos homens, mas antes no excesso e confusão de considerações humanas recíprocas, assentes num pensamento essencialmente orientado pelos interesses práticos que vem embotando as relações humanas.
            O aperfeiçoamento moral e estético é um objetivo a que a arte, mais do que a ciência, deve dedicar os seus esforços.É certo que a compreensão do próximo é de grande importância. Essa compreensão,porém, só pode ser fecunda quando acompanhada do sentimento de que é preciso compartilhar a alegria e a dor. Cultivar estes importantes motores de ação é o que compete à religião, depois de libertada da superstição.Nesse sentido, a religião toma um papel importante na educação, papel este que só em casos raros e pouco sistematicamente se tem tomado em consideração.
O terrível problema magno da situação política mundial é devido em grande parte aquela falta da nossa civilização.Sem "cultura Ética", não há salvação para os homens.


             Albert Einstein, in "Como Vejo o Mundo"
Fonte:citador.pt

19 comentários:

isa disse...

Aqui estou para ler vc!
Acredito em duas coisas:que o desenvolvimento se pode dar sem perder de vista a ética e que a religião é um forte apoio para tal.
Beijo.
isa.

Everson Russo disse...

Realmente a ética é muito importante pra vivermos bem,,,um grande beijo de bom dia pra ti querida amiga...

Sandra disse...

É por estas que Einstein foi um génio. Um visionário.
Beijinho

✿ chica disse...

Einstei, incisivo e tem razão...
boa esclha,Vivian!

Sabes que essa noite, nas horinhas que dormi, snhei contigo e que estavas feliz...Haviam ganho uma loteria!

Tomara se realize. mas deves tentar jogar,srsr...

Ou será qualquer outra coisa boa que está por chegal.Imagina que snhi que estávamos juntas e tu, só sorrisos.

Até a Marlene estava radiante...Adorei! beijos chica

Claúdia Luz disse...

Bom dia LINDA !!


Muito bom o texto !!

Desejo um dia cheio de flores !!

Mil beijos !!

Os garotos parecem que se arrumando,são meios atrapalhados !!

Paulo Francisco disse...

Este texto é ótimo!
Um beijo grande.

Tunin disse...

Texto excelente. Ele sempre será gênio em nossas memórias. Abraços.

Carla Fernanda disse...

Concordo em gênero, número e grau e assino abaixo.
Ótimo texto!
Carla

Lis disse...

Concordo Vivían , sem ética não há moral e sem moral a civilização vai a bancarrrota, nao resiste .
Obrigada pelo bom texto.
deixo abraços

Julliany kotona disse...

Tentei expressar meu afeto por você em mil formas,
E uma delas é essa...
Quero que saiba
Que você é a minha esperança
Minha Luz na escuridão
Minha estrela...
Sua amizade completa minha felicidade
Sustenta minha alma,
O que é ser Amigo?
E ser simplesmente você
Com seu olhar e carinho.
Meu caminho no desespero,
Minha busca
Meus sonhos compartilhados
Minhas reflexões ao mundo...
Junto olhamos o universo
E encontramos sua verdadeira face.
Você é uma parte de mim.
você:
É a coragem,
É a força
A esperança.
Você simplesmente é,
Uma parte da minha maior
Felicidade!!!

Te desejo um lindo dia cheio de conquistas e realizações!bjooo de uma amiga que te admira muito!

Brasigrega disse...

...É POR ISSO QUE ESTÁ O CAOS QUE ESTÁ...
ÉTICA ESTÁ FORA DA MODA!

Rô... disse...

oi Vi,

e será que os pais de hoje se preocupam em ensinar esse tipo de valores aos seus filhos?
ética e religião
necessitam de exemplos a serem seguidos,
isso dá trabalho
e é tudo que os pais não querem ter nos dias de hoje...
as vezes essa realidade me desanima um pouco...

beijinhos,amiga

Aleatoriamente disse...

Gostei do texto Vivian
Teu jeito de nos presentear com eles sempre emociona.

Beijo linda.
Fernanda

Déya disse...

é sempre uma surpresa boa que nos prepara...
Um beijo linda minha....
E um dia abençoado ah vc e aos seus amados...

manuel marques disse...

A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida. A ética é a estética de dentro.

Beijo meu.

Malu disse...

Eisntein foi um dos homens mais geniais que já passou pela face desta TERRA.
Grande ESTUDIOSO e além de tudo carregava a sensibilidade sempre consigo!
Bela escolha!!!
Abraços

Terê. disse...

belo texto, parabens, b ju terê.

Nilce disse...

Eisntein e outros pensadores possuem escritos que serão sempre contemporâneos.
Os valores aprendidos em família são eternos.

Bjs no coração!

Nilce

Contos e Encantos num Canto do Mundo... disse...

Oi, lindinha!!! Animada para soprar suas velinhas amanhã? Estive de mudança de endereço por conta de uma grande reforma em minha casa e sem net por uns dias... Vim te ver um cadiquinho... O que seria de nós sem a ética? A conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal? Nossos valores, nossa essência! Um beijo minha amiga e tenha um lindo dia, norteado pela alegria!!! LÜ...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...