Já comprou seu livro hoje? Clic aqui!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Pais e Filhos


           Existe, neste mundo globalizado, uma "revolução silenciosa", que vem atravessando as últimas gerações, e não é nada boa. Antes que assuma proporções irreversíveis, ela exige nossa atenção: os pais não estão conseguindo educar seus filhos.Filhos crescem com cuidados materiais, boas escolas, mas sem os mesmos cuidados na formação de valores pessoais, relacionais, profissionais e sociais. É um crescimento a esmo, conforme vontades e caprichos desses filhos, e não uma educação afinada para formar cidadãos com ética e cidadania.


         Içami Tiba


Fonte: Livro: Educar para Formar Vencedores-Içami Tiba
Ed. Integrare


      **Vamos fazer a nossa parte ensinando valores e ética aos nossos filhos.

30 comentários:

Aleatoriamente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aleatoriamente disse...

Vivian querida,
Concordo plenamente.
Amar os filhos não é só boa, escola, boa roupa, brinquedo da hora.
Amar é muito mais que apenas isso.
Amar é ensinar.
Educar para viver com sentimentos e prudência.
O mundo lá fora não pára, e se você não tem ensinamentos, ou aprende rápido, você se machuca feio.
Portanto: aqueles que têm como ser educados que, por favor, sejam, da melhor maneira.
Não com grifes e pompas, mas com amor em primeiro lugar e depois cautela.
Pais...
Amar de verdade é não fazer por eles o que eles, têm a capacidade de fazer.
Caminhar lado a lado não quer dizer com as mãos , ou os pés do outro.
É dar base para ele caminhar sem medo, sem vacilar, sem egoísmo, com simplicidade.

Beijinho linda.
Fernanda

✿ chica disse...

Muito bom esse texto...
O que mais me apavora é a falta de garra, de coragem de colocar LIMITES nos filhos. Vejo crianças tomando conta dos pais, exigindo, exigindo e eles cedendo em tudo por culpas...e muito de FRAQUEZA.

E crianças, mesmo sem aparntar, precisam e querem limites...
Levarão pra toda vida!

beijos,lindo dia,chica

Eliete disse...

Vivian, um alerta que deve ser dado em alto e bom som. Como fal o psicanalista Contardo Calligaris, estamos vivendo (em relação aos pais) a ausência na presença.bjs

isa disse...

É um tema que sempre me preocupou e
continua a preocupar,minha querida.
Como Mãe sei que dei as bases e a formação aos meus Filhos para serem
bons Pais.
Neste momento que atravessamos aflige-me a educação dos mais pequenos pq nós ñ somos os melhores amigos dos nossos Filhos e Netos!
Nós somos os PAIS e os AVÓS!
Isso ñ pode ser esquecido.
Beijo.
isa.

Everson Russo disse...

Eu penso assim,,,tanto na vida de dentro de casa,,,quanto fora dela,,,os pais perderam o poder pras evolulões da vida,,,hoje é muito comum se ver o filho respeitando mais o computador que o proprio pai,,,sei lá,,,é tudo meio doido,,,,grande beijo de bom dia pra ti.

Sandra disse...

Muitos pais demitiram-se do seu papel de educadores e esperam que seja a escola a fazer esse trabalho. Depois tentam compensar os filhos pelas longas horas que estão longe deles e o resultado?
Excesso de permissão que em nada tem a ver com amor ou educação.
Problemático, mas real.
Beijinho

Xipan Zéca disse...

Assuntamento pertinente e expressivo...

Já vemos em nosso dia a dia essa forma grotesca de educação.. . Apenas precisa que alguém de o primeiro xute, opsss.. empurrão fica melhor.

Educação assim já esta criando adolescentes inseguros e adultos kamikazes.... Precisamos agir.

DeussssssskiaNosAjude
Tatto

Lis disse...

Concordo Vivian com o texto de Içami Tiba.
Educar filhos é tarefa das mais difíceis nesses tempos modermos, principalmente se os pais tambem nao receberam educação adequada .
Uma boa reflexão !
abraços e um bom dia

ValCruz disse...

Bom dia Vivi! De coração é um grande prazer participar do seus momentos navegando.

Em relação a postagem, penso que cada vez mais o liberalismo dos tempos modernos contribuem para que pessoas éticas sejam mais escassas, o que infelizmente é uma grande perda para sociedade como um todo. Aí entramos na questão dos valores "Famíliares", que é outro fator que vem sofrendo com tanta mudança, outra perda que se alastra causando grande prejuízo na formação de valores éticos e morais para a tão falada "Globalização"... Que novo mundo é esse que estamos formando?!


Grande beijo Vivian, Deus esteja contigo e os seus!

Carla Fernanda disse...

Excelente e verdadeiro pensamento que reflete a realidade da educaçaõ hoje, Infelizmente! Nós que trabalhamos na escola é que vemos todos os reflexos desse esmo na atitude, pensamento e educação das crianças.
beijos e bom dia!
Esxcelente escolha de texto Vivian!
Carla

claudiaymarques disse...

Vivian você tocou num assnto que muito me interessa. Tenho dois filhos adolecêntese vejo que o mundo lá fora tenta desvalorizar valores morais,espirituais que tentamos passar aos filhos. Eles incentivam ao modismo de costumes,musicas,moda e isso não é bom como você mesmo disse.
Mas eu não desisto e como mãe ainda tenho alguma influência e não deixo muitas coisas entrarem na minha casa.
O futuro a Deus pertence.
beijus e uma boa terça para você.
titi

Amapola disse...

Bom dia, querida amiga Vivian.

É mesmo. Se houvesse sintonia entre pais e filhos, passos largos teriam sido dados.

Mas hoje os filhos querem ditar as regras. O cerco foi alargado demais.
Nem 8, nem 80.

Um grande abraço.
Tenha uma linda semana de paz.

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Oi,Vivian. Brilhante colocação. Há uma pseudo evolução acontecendo. Beijos, garota.

Nanda disse...

Oi querida, bom dia.

Eu não tenho filhos, mas a gente percebe claramente que muitas das crianças hoje em dia já se denominam adultas muito cedo, cheias de exigências e sem muito controle. Gostei muito do texto.

P.S: Ah sério que já leu Firelight? vc está rápida hein, que bom que gostou. Já vi que nossos gostos são bem parecidos :)

bjoo

Claúdia Luz disse...

Bom dia LINDA !!

E cada dia fica mais difícil,as criança de hoje vivem em um mundo que importante e ter. Quanto mais melhor.

Um dia cheio de flores !! Mil beijos!!

Tunin disse...

Grande alerta, bom texto! Abração.

Anne Lieri disse...

Vivian,um grande pensamento!A familia vem perdendo força na educação das crianças e isso faz mesmo muita diferença!Linda msg!Bjs,

Anne Lieri disse...

Vivian,um grande pensamento!A familia vem perdendo força na educação das crianças e isso faz mesmo muita diferença!Linda msg!Bjs,

Brasigrega disse...

Todo cuidado é pouco!
Os pais terão que ter um cuidados redobrado...Mas vale a pena.
Eu sofri muito pra criar minha filha sozinha...Principalmente na adolescência mas hoje ela é uma mulher de bem e eu tenho orgulho disso.
O segredo é não desistir jamais!

Misturação - Ana Karla disse...

Somente os pais podem dar os devidos valores para uma educação plena. A escola conclui e o aluno se forma.
A reflexão é escelente Vivian.
Boa tarde com muita paz.
Xeros

Lindalva disse...

Olá querida Vivian agradeço pela tua participação no ostra da Poesia, mas infelizmente teu voto não foi computado no pena de ouro, porque postastes teu voto no mural errado. O voto só é válido no mural restrito que fica abaixo das poesias, desculpe o transtorno, mas optei por este método de votação, após criar diversos eventos, sendo esta a maneira mais prática, democrática e que não cria atritos, entendes? se puder volta no ostra e vota novamente ficaria muito feliz com tua efetiva participação. beijos no coração.
PS: Espero que participes de todas as fases deste concurso votando nos amigos, a partir do dia 22 começa a 2ª fase e a grade final dia 29.

Lindalva disse...

Vivian querida seu voto acabou de ser computado com sucesso... estou ficando doidinha um olho no gato e outra no peixe kkkkk acompanhando na medida do possivel as indicações, mais tarde sairá a pprimeira parcial. Beijos!

flor de jasmim disse...

Vivian querida
Bom demais este texto que tem muito para discutir... minhas filhas foram criadas com muita responsabilidade, antes e depois do pai morrer, mas vejo muita(os) das idades delas que começaram a trabalhar aos vinte e muitos anos, mesmo assim são os pais que estão por traz. Embora eu também o estou, tenho e tive muitos anos a ter que dar de comer aos neus netos pois enquanto a minha filha é muito trabalhadora o pai nunca gostou de trabalhar e quando tinha alguns tostões seriam para gastar nos copos com os "amigos", mesmo agora depois da minha filha se separar dele, ele não se preocupa em dar alimentação aos filhos, a justiça aqui é muito lenta, ainda Domingo deixou de estar com os filhos para ir jantar com os amigos, tenho sido eu que estou a ajudar em tudo.
Beijinho

Déya disse...

Muito bom como tudo que escolhes
pra nos presentear ..
Este assunto é bem sério ..
Eu que o dia..
Crio minha filha sozinha
O pai sempre ausente , conversas
pelo telefone não fazem efeito..
E assim vamos indo
ela e eu , eu e ela...

beijo querida minha...

Antonio José Rodrigues disse...

Quando leio esses textos, Vivian, fico preocupado com o meu filho que mora a 685 quilômetros de distância de mim. Circunstância da inexplicável vida. Beijos

Majoli disse...

Boa noite querida.
A cada dia que passa, se torna mais difícil educar os filhos.
Graças a Deus, tenho tido bons resultados na educação dos meus, mas o mundo lá fora tenta de toda maneira tirar isso deles.
Me preocupo bastante com tudo isso.

Beijos de um delicioso anoitecer pra você.

Néia Lambert disse...

Vívian, vc nos trouxe um importante texto do Içama, gosto da maneira como ele trata do assunto, tenho alguns livros dele, são ótimos e auxiliam muito na educação dos filhos.

Beijos

Wanderley Elian Lima disse...

Correto Vivian, os pais estão deixando a tarefa de educar, para as escolas, e escola da formação, educação quem deveria dar são os pais.
Bjux

*MARCIA E CARLOS* E LINDAS MENSAGENS disse...

boa noite anjo!!
A vida é um misto de luz, sol
e chuva, riso e choro, prazer e dor.
Nem todos os dias podem ser brilhantes,
mas é certo que nunca houve
uma nuvem através da qual o
sol não brilhasse depois.
Cada vez que você sorrir e ver
que isso é verdade,
alguém em algum lugar, sorrirá
de volta pra você, e nada
no mundo pode tornar a vida
mais valiosa do que a luz do sol
e o calor de um belo sorriso!
bjos de marcia e carlos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...