Já comprou seu livro hoje? Clic aqui!

domingo, 24 de julho de 2011

2ª Blogagem Coletiva:Educação Escolar


Esta é minha participação na 2ª Blogagem Coletiva proposta pelos blogs UMA PANDORA E SUA CAIXA  e  DIÁRIOS DE BORDO. As amigas Jaci e Aleska são estudantes de história e em pouco tempo estarão enfrentando os desafios impostos pela profissão de educador. Face a essa realidade promoveram essa coletiva com o tema EDUCAÇÃO E ESCOLA.



TODOS SONHAMOS COM UMA ESCOLA QUE SEJA PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE, MAS ENTRE O SONHO E A REALIDADE EXISTE UM CAMINHO, QUAL SUA IDÉIA SOBRE ESSE CAMINHO?

                 Não sou uma profunda conhecedora do assunto, mas como mãe é impossível não se preocupar com a educação, que nossos filhos estão recebendo nas escolas. Então vou falar da minha experiência com a escola municipal da minha cidade. É triste constatar que a forma de educar não evoluiu com os alunos, as crianças de hoje estão bem a frente da sua época, quando eu tinha 4 anos, nem sabia que existiam outros países, minha filha sabe que existem até outros planetas!! E claro, sabe que existiram dinossauros e eles estão extintos! E o que ela vai fazer na 1° série, que o currículo, gira em torno de mostrar as letras, desenhar e ver filmes de desenhos animados??? Sim porque foi isso que meu filho teve,(e ficou bem aborrecido...), e é assim que  está a primeira série, onde a professora não pode exigir do aluno, e ele nem precisa saber juntar as letras para passar de ano!Porque não tem retenção!!
E se o aluno não sabe nada? Ele passa igual! Então me pergunto, se o começo é tão importante para a formação de um bom aluno, o que o sistema tem feito??
Alunos que não tem interesse em aprender, com preguiça de pesquisar, e os que ainda se interessam se chateiam, porque a escola não instiga, não desperta o interesse!! Precisa-se fazer alguma coisa. Mas me pergunto, o que podemos fazer?? Quando tentamos obter mais da escola, o que recebemos? A resposta é pronta, vem do governo as diretrizes em que eles trabalham, é norma agora no Brasil não reter aluno nos primeiros anos(querem estender até  a 3° série!!), e o que isso nos dá? Tem alunos na 3° série que ainda não conseguem formar palavras!!! Tinha um aluno que não sabia escrever "tomate"!! Onde isso vai nos levar?? E vamos ficar parados olhando? 
Pra que um país culto,não é? Um país que saiba exigir seus direitos, que saiba votar, quem quer isso?   Minha participação é um desabafo, não tenho respostas, mas sei que se continuar do jeito que esta, o futuro não será nada promissor...  Vamos pensar, e quem sabe juntos encontraremos as respostas para uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE .
Individualmente não podemos fazer muito, mas juntos fazemos a diferença!

              Vivian Fernandes

" A cultura ajuda um povo a lutar com as palavras, em vez de o fazer com as armas."Glugiermo Ferrero


26 comentários:

isa disse...

Bom Dia!
Um lindo Domingo para ti!
Completamente de acordo contigo.
Impressiona-me que se deixe passar estes anos de aprendizagem sem nada
exigir de crianças ávidas de saber!
Beijoo.
isa.

✿ chica disse...

Adorei teu desabafo...Pra que educação por aqui/pra que saúde???

Afinal sustentamos os "bons de bola" que só dão vexames ???

Com educação TODOS poderiam ter os olhos abertos...Pena isso!beijos,lindo domingo,chica

Universo Paralelo disse...

Ótimo texto, um bom domingo para vc, beijos

Pandora disse...

Pois é, a escola de hoje as vezes parece a escola do século XIX, o aluno interessada olha com estranhamento e desinteressa, o desinteressado, o que não tem família que apoie e cobre passa por ela sem aprender nada.

Afinal como é que o professor vai dar a devida atenção que cada aluno precisa em uma sala com trocentos alunos?!?!?

Tudo é dificil e parece que a parte o governo fazer valer a questão de uma escola para todos, não interessa a ele que essa escola seja de qualidade.

No frigir dos ovos fica nossa revolta, nosso desejo de um país melhor e nosso esforço também néh!!!

Obrigada pela participação, já linkei vc lá táh!!!!

Cheros...

Aleatoriamente disse...

Bravo! Bravo!!!
Amei teu texto Vivian.
Nossa ficou maravilhoso moça.
Parabéns!
*
Beijinho e bom domingo.

Everson Russo disse...

Infelizmente, por mais que a gente grite, proteste, entram mandatos e mandatos e o que se ve é uma educação precária em nosso país, professores que não são reconhecidos, e crianças jogadas pelos cantos sem futuro...beijos querida e uma semana linda pra ti.

Aleska disse...

É triste o descaso com a educação. Teve outra menina que participou da blogagem que falou de um filme sobre um menino da FEBEM. É um retrato do que vc abordou, as crianças que aprendem e passam de ano são só aquelas que por natureza se interessam. Nada é feito afim de atrair a atenção do aluno, ou como no seu caso o professor é apenas um recreador. Obrigada por participar! beijos.

Tunin disse...

Este texto é sensacional! Um povo sem educação adequada não sabe defender seus direitos. Torna-se rude! Perfeito, Vivian! Abração.

Flor de Lótus disse...

Bom dia,Vivian!Quanto mais burro um pouvo mais fácil é dominá-lo.A educação pública no país é uma piada de muito mal gosto, por isso o Cristovão Buarque quer cirar uma lei que obrigue os políticos a colocarem seus filhos em escola pública já pensou?Seria ótimo ocm certeza ai sim eles levariam a sério a educação,mas sabemos que isso não vai acontecer.
Um ótimo domingo!
Beijosss

Carla Fernanda disse...

Parabéns querida pela sua opinião!!
Concordo que só a união e a luta. É por aí!!
Beijos e bom domingo!!
Carla

manuel marques disse...

Bom texto,boa semana.

Beijo.

BRISA disse...

AMIGA PARABÉNS PELO MARAVILHOSO TEXTO. TODOS TEM DIREITO A EDUCAÇÃO.
""ÓTIMO DOMINGO!!! Bom fim de semana Esta mensagem está repleta de carinho. Foi a forma que encontrei de agradecer a tua amizade que, para mim,é muito importante.
BRISA

Evanir disse...

Querida Amiga..
Um feliz final de Domingo uma semana abençoada
repleta de realizações.
Um beijo carinhoso,Evanir.

Lis disse...

Oi Vivian
Precisamos sim ficar indignados e tomar atitudes apesar de nao sabermos exatamente quais.Quem sabe exigindo mais dos professores ? participando da vida da escola com mais veêmencia assim como escreves.
De uma coisa sabemos só com uniao de todos conseguiremos sair do marasmo que anda a educação no país.
Tomara consigamos.
Uma boa semana e obrigada pelo bom texto.
abraços

Anne Lieri disse...

Vivian,um texto preocupante!Eu fui professora de educação infantil e História e tinha alunos da turma da 5ª serie que não sabia ler e interpretar um texto,mal sabia escrever!É mesmo muito triste o descaso com a educação nesse país!Bjs,

Flor de Jasmim disse...

Vivian querida
Adorei este desabafo... mas infelizmente nem sempre são ouvidos.
Beijnho

Graça Pereira disse...

Uma participação cinco *****!
Assunto actual e preocupante para todos. Belissimo texto.
Beijo
Graça

MARILENE disse...

Seu desabafo tem fundamento. Creio que todos esperam uma escola moderna, mas o essencial ainda está na formação dos professores. São eles a peça mestra na educação. São eles que devem, juntamente com os pais, estimular as crianças, fazer com que não vejam no estudo uma obrigação, mas uma oportunidade de conhecimento. Já lecionei, no começo de minha vida profissional e acabei desistindo. Nunca houve colaboração efetiva do governo, em todos os sentidos, inclusive no financeiro. O professor dedica sua vida ao ensino, trabalha muitas e muitas horas, estuda... e nem sequer pode chamar a atenção de um aluno, sob pena de se transformar em carrasco. Fui educada de forma diferente, tanto na escola quanto em casa, e só posso aplaudir as broncas que levei (rss).

Bjs.

Mariz disse...

Vivian, a educação escolar é isso q vc descreveu, cabe a cada um tentar mudar e juntos ligarem as forças na tentativa de reverter a situação.

O texto é um desabafo sincero de uma mãe q convive com a situação, merece aplausos.

beijos querida e linda semana!

Majoli disse...

Aplausos!!!
Assino embaixo!!
Sem mais o que acrescentar, seu desabafo, é o meu também.

Beijos com carinho querida Vívian.

Severa Cabral(escritora) disse...

Minha linda menina!
Seu texto hj é para acordar;
Individualmente não podemos fazer muito, mas juntos fazemos a diferença!
Bjsssssssssssssss

claudiaymarques disse...

Vivian belo texto querido..nos faz refletir sobre a situação do pais..o descaso com a educação...investimento com jogadores..milhoes que só jogam por dinheiro..
mandou muito bem amiga!!
bjosss mil..boa semana
claudia

Meire disse...

Querida Vivian, a verdade é que o Governo quer que as crianças cresçam burras, mas hj elas se desenvolvem mais rápido e mais espertas e não estão exigindo delas todo o potêncial que elas têm de sobra para dar. E tudo isso é revoltante sim, mas como vc colocou "juntos podemos fazer a diferença." Amém!

bjokitas com master carinho e uma linda semana pra ti! ;)

Irene Moreira disse...

Vivian

TRiste a realidade em a educação se encontra, mas foi muito bom o seu desabafo. Com certeza juntos é que podemos fazer a diferença.

Beijos e uma linda semana

Ana Seerig disse...

Bah, fico tri feliz de ver isso questionado.
Se já é lamentável pros pais, imagina para os professores.
Pode não parecer, mas eles sentem, e em doses maiores que os pais.
Na escola em que fiz estágio, nesse último semestre, uma turma de 4° ano (equivalente a 3ª série), com 32 alunos, tinha 8 crianças que não sabiam ler. Aliás, ainda têm, porque o ano prossegue.
Por quê? Porque a secretaria municipal não deixou que a professora do 3° ano os reprovasse, pois isso refletiria nos níveis de educação do município e, consequentemente, na verba que o governo destina à cidade.
E a professora, que sabendo que o aluno não tinha condições, teve que passá-lo? E a professora deste ano, que tem que pensar no quarto da turma que não pode acompanhar os demais nos conteúdos? Como lidar com tais situações em sala de aula? Como se sentir como profissional?
A sociedade não dá real valor à educação e, muito menos, aqueles que são responsáveis por ela. O reflexo disso nós veremos daqui a uma década, se tanto, mas aí já estará estragada uma geração da educação escolar.

www.comtextosdavida.com disse...

Já visitei este post antes e li com muito cuidado. Cheguei até esboçar um texto para responder aos seus questionamentos.Depois não tive tempo de postá-lo e daí passou. Se quiser ter respostas sinceras sobre a Educação no Brasil, fiz um post sobre o livro da Tania Zaguri e postei há muito tempo em meu blog. Ela é uma das únicas autoras que fala sobre a educação de forma real. O resto é tudo um amontoado de mentiras e mais mentiras. A famosa Progressão Continuada que o governo alardeia tanto, não passa de enganação. O aluno entra na escola e continua sem saber escrever e ler e o pior, o professor não pode fazer nada porque a política é de vagabundagem mesmo. É lei e o culpado é o professor que não ensina, mas nunca o aluno que não está a fim.Quando o "coitado" sai do colegial, para ele só sobra as POBRES UNIS.
A Sociedade infelizmente não sabe de nada e nem quer saber , importané o "deproma".Mas já está sentindo o reflexo das mentiras e enganações.Se quiser dê uma olhada em meu blog, escrevi algumas coisa sobre o assunto. Um deles é , A Geração ENEM, NEM NEM etc. Posso falar porque vivo essa realidade diariamente,gostaria que fosse diferente mas não é.
Desculpe-me o comentário tão longo mas acho o assunto de extrema importância.
bjs Lais

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...