Já comprou seu livro hoje? Clic aqui!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

É Preciso Repensar a Nossa Vida



             É preciso repensar a nossa vida. Repensar a cafeteira do café, de que nos servimos de manhã, e repensar uma grande parte do nosso lugar no universo. Talvez isso tenha a ver com a posição do escritor, que é uma posição universal, no lugar de Deus, acima da condição humana, a nomear as coisas para que elas existam. Para que elas possam existir...Isto tem a ver com o poeta, sobretudo, que é um demiurgo. Ou tem este lado. Numa forma simples, essa maneira de redimensionar o mundo passa por um aspecto muito profundo, que não tem nada a ver com aquilo que existe à flor da pele. Tem a ver com uma experiência radical do mundo.
Por exemplo, com aquela que eu faço de vez em quando, que é passar três dias como se fosse cego. Por mais atento que se seja,há sempre coisas que nos escapam e que só podemos conhecer de outra maneira, através dos outros sentidos, que estão menos treinados...Reconhecer a casa através de outros sentidos, como o tato,por exemplo. Isso é outra dimensão, dá outra profundidade. E a casa é sempre o centro e o sentido do mundo. A partir daí, da casa, percebe-se tudo.Tudo.O mundo todo.


Al Berto, in "Entrevista à revista Ler(1989)"


            **Meus amigos Bom Final de Semana para todos e até segunda! Beijos!

46 comentários:

✿ chica disse...

Mas que achado lindo esse,Vivian! Adorei! belíssima reflexão!

beijos,lindo dia,chica

Aleatoriamente disse...

Mergulhei nesseescrito, é lindo e reflexivo.

Bom dia Vivian.
Beijinhos.

Majoli disse...

Oi minha querida Vívian, bom dia!!!
E como é preciso repensar nossa vida.
Esse texto me veio cedinho, com a mente pronta para receber e refletir.
Um presente!!!

Brigadinha por dividir conosco.

Um beijos enorme e um final de semana de muita paz e alegria junto aos seus.

Paulo Francisco disse...

Um final de semana bacana pra você.
Um beijo grande

Everson Russo disse...

Muitas vezes temos sim que repensar conceitos, caminhos, sentimentos,,,dentro da simplicidade de tudo que nos acolhe,,,um grande beijo de bom final de semana pra ti querida....por aqui sol.....

Rô... disse...

oi Vi,

estou nesse momento,
repensando trabalho,
valores,
conceitos,
mas vou confessar:
não tá nada fácil...
adorei refletir um pouco mais com você...
lindo fim de semana...

beijinhos

Flor de Lótus disse...

Bom dia,Vivian!
Sempre precisamos repensar a vida, nossas atitudes perante ela,porque muitas vezes acabamos vivendo no automático,Vivendo uam sequência de dias, sem vivê-los realmente.
Se puder passe lá no blog,tem uma novidade que eu tenho certeza que tu vai gostar, e olha menina minha vida deu tantas voltas,mas no fim tudo fez sentido.
Beijosss

Meire disse...

Vivianzita, adorei o texto! Repensar a vida e tentar por outro ângulo as mesmas situações requer desprendimento da nossa parte, mas viver é renovar e renovar-se...e como já dizia Raul Seixas "Eu prefiro ser essa metamorfóse ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo."

Que seu final de semana seja tudibão amiga, o meu será de niver de uma amiga, aliás esse mês é uma delícia, dia 12 é niver de mamis, haja brigadeiro pra mim rsrs E pior é que estou usando G em roupa, já, já vai ter que ser GG rsrsrs
Divirta-se ai ;)

bjokitas com master carinho.

Célia Gil, narciso silvestre disse...

Uma terapia muito interessante essa de passar por cego, aprende-se muito com ela e estimulam-se outros sentidos! Costumo fazê-la com alunos do teatro. Bjs e bom fim de semana!

Célia Gil, narciso silvestre disse...

Uma terapia muito interessante essa de passar por cego, aprende-se muito com ela e estimulam-se outros sentidos! Costumo fazê-la com alunos do teatro. Bjs e bom fim de semana!

ValériaC disse...

Maravilhoso texto...me fez (re) pensarrrrrrr.....
Minha querida, fique na paz e ótimo final de semana...beijinhos...
Valéria

Tunin disse...

É para parar, pensar, refletir. Muito bom, Vivian! Abração.

Élys disse...

Um belo texto. Penso que é assim mesmo, devemos estar sempre repensando a vida para verificar se precisamos corrigir o rumo ou se está tudo bem...
Bom fim de semana.
Beijos.

Flor de Jasmim disse...

Vivian minha querida
Excelente texto!!!
Sabes que também eu estou numa fase de repensar bem na minha vida.
Beijinho e uma flor

★Isa Mar disse...

Oi Vivian, muito bom o texto, e postei algo sobre percepções, mas só nesta dimensão rsss mas vale também para as coisas inperceptíveis aos olhos físicos, boa idéia!
Beijos pra ti e lindo fim de semana!

MARILENE disse...

O lindo texto traz um novo sentido ao ato de repensar a vida. Vai além do visível e do sentido. Chega ao que nos escapa, na rotina. Uma reflexão bem profunda, ele provoca.

Bjs.

Calu disse...

Escritores, poetas, escribas, aqueles que leem e nomeiam o mundo, sempre tiveram e terão lugar cativo na história da humanidade.De suas penas saem diferentes visões através de múltiplas experiências do ver.
Maravilhosa reflexão, Vivian.
Bjos e bom fim de semana,
Calu

Machado de Carlos disse...

A vida é sinônimo de um movimento constante. Deve-se em mente condições para medir a Constância diária. E devemos estar aptos para a reorganização constante, desde a taça de café, até as coisas mais elevadas. Poeticamente, o artesão divino cria estas etapas no rol da história.

Abraços!

Bom Final de Semana para você também!

manuel marques disse...

A Vida não Cabe numa TeoriaA vida... e a gente põe-se a pensar em quantas maravilhosas teorias os filósofos arquitectaram na severidade das bibliotecas, em quantos belos poemas os poetas rimaram na pobreza das mansardas, ou em quantos fechados dogmas os teólogos não entenderam na solidão das celas. Nisto, ou então na conta do sapateiro, na degradação moral do século, ou na triste pequenez de tudo, a começar por nós.
Mas a vida é uma coisa imensa, que não cabe numa teoria, num poema, num dogma, nem mesmo no desespero inteiro dum homem.
A vida é o que eu estou a ver: uma manhã majestosa e nua sobre estes montes cobertos de neve e de sol, uma manta de panasco onde uma ovelha acabou de parir um cordeiro, e duas crianças — um rapaz e uma rapariga — silenciosas, pasmadas, a olhar o milagre ainda a fumegar.

Miguel Torga

Beijo e bom final de semana.

Eduardo Medeiros disse...

bom final de semana, vívian; o texto é excelente!!!

beijos

Mery disse...

Muito bom, amiga.
Temos que repensar e renovar* muitas coisas...
As estações do ano mudam o clima ... A beleza de um lugar qualquer, a "nossa casa" é bom dar um retoque, pintar, enfim...tudo!
Minha mãe dizia que de vez em quando é bom mudar a posição dos móveis, mudar a cor das cortinas e outras coisinhas, é como se ganhássemos nova energia..
Ai, escrevi muita coisa e era só repensar...
bom fim de semana
beijo Mery*

Vera Lúcia disse...

Vivian, querida,
O texto é muito bonito.
Precisamos, sim, repensar a nossa vida. há muitos, conceitos e atitudes que merecem ser reformulados.
Muitas coisas realmente nos escapam
em virtude de nossa maneira de sentir e enxergar.
Que saibamos exercitar nossos sentidos em toda a sua plenitude e dimensão.
Tenha um feliz final de semana.
Beijos.

Lilá(s) disse...

Muito interessante!
Bjs

Maria Alice Cerqueira disse...

Boa tarde Amiga
Hoje vim só para lhe agradecer
Com um simples dizer
Muito obrigado pelo seu carinho
Lá no meu cantinho.
Muito obrigada pela terna alegria
Que me traz a cada dia
Com a presença de sua luz
Você me conduz
Ao encontro do segredo de tudo saber
Que está dentro do meu ser.
Obrigada por me ajudar
A ver e a sentir a realidade
Que me ajudará a caminhar
Ao encontro da minha felicidade.
Querida amiga
Nesta cantiga
Quero apenas reforçar a minha gratidão
Obrigada por me estender a sua mão.
Obrigada por me falar
Com o sentimento de seu coração,
E por me mostrar
O valor de ser amigo
Que contigo
Veremos o bem se fortalecer
E o mau enfraquecer.
E assim a amizade será de verdade
Para toda a eternidade!
Tenha um bom fim de semana
Abraço amigo
Maria Alice

Marieta disse...

Olá querida Vivian,
Li o texto que postaste. Muito interessante, mas é isso aí, a vida tem que ser repensada a cada momento para que não haja tropeços nas decisões a ser tomadas no dia a dia.
Estou te passando um e-mail pedindo socorro novamente, pelo que te agradeço antecipada.
Um afetuoso abraço da amiga que a estima.

Nos Amando... disse...

Recomeçar
reviver
é sempre bom
transformar
amei a postagem
lindo final de semana
bjs

Vanessa_Oliveira disse...

Maravilhoso texto.
Encantada.
Bjim ***

Nanda disse...

Ei querida,

Como foi a semana? Desculpe o sumiço, esta semana foi muito corrida e ainda estou sem note em casa aff.

Adorei o texto, muito lindo.

bjos
Nanda

Carla Fernanda disse...

Uma bela experiência de renovação sem dúvida....
Beijos querida!!
Carla

Everson Russo disse...

Um sábado cheio de carinho pra ti minha amiga...beijos e beijos.até segunda...

✿ chica disse...

Vim te desejar um lindo e feliz fds!beijos,tuuuuuuuuuuuuudo de bom!chica

Maria disse...

Excelente reflexão. Por vezes é necessário fazermos um balanço da nossa vida.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria

Luna Sanchez disse...

Eu tenho tanto a repensar mesmo, Vivian, e assim tenho feito. Confesso que estou muito surpresa com algumas descobertas, revelações que a minha alma esperou o momento certo pra fazer.

Adorei o texto, sempre gosto muito do que leio aqui, que retrata a tua sensibilidade.

Beijo grande, querida, ótimo fds!

Joana Neves disse...

olá amiga querida! saudadinhas suas... Tem miminhos novos, lá no My Lovely Blog! Ofereço com maior carinho! bjinhos, Joana Neves
http://joana-neves.blogspot.com

Palavras disse...

Oi Vivian

Linda reflexão! Repensar....

Bjs e bom fds

Clara disse...

Oi Vivian...

Eu acho que não só na casa, mas na vida toda termos que ter um olhar mais profundo e conhecer os pequenos detalhes que deixamos passar batido.

Ótimo fim de semana pra vc também!

Beijosss

Maria Lúcia disse...

Olá, Vivian!

Vim comunicar que transferi meus blogs para a plataforma WordPress.

Blog da Maria Lúcia – Língua Portuguesa
http://professoramarialucia.wordpress.com/

Tudo que eu quiser postar – Variedades
http://tudoqueeuquiserpostar.wordpress.com/

Abraços!
Maria Lúcia Marangon

Pena disse...

Estimada e Simpática Amiga:
Fez um admirável e extraordinário texto de bem consigo e de perfeição com a Humanidade.
É perfeita no que concebe de fascinar e encantar.
Bem-Haja, pela amizade franca, séria e profunda de maravilhar do seu ser perfeito.
Gosto muito do escreve. Fá-lo com talento, magia, beleza e pureza.
Abraço amigo de parabéns sinceros pelo que cria de valioso.
Foi uma preciosa lição de vida que já registei.
Com respeito e sempre a admirá-la

pena

Genial e fantástica.
Parabéns.
Adorei.
Bem-Haja, amiga amável.

claudiaymarques disse...

Vivian querida estava sem internet e ela ainda esta lenta..vim te ver..
Gostei da reflexão...bacana fazer de conta que somos cegos e usar outros sentidos..Os olhos nos enganam muito,pois vemos as pessoas,as coisas muitas vezes pela aparência..
adorei sua assinatura com a borboletinha..
muitas beijocas,bom fim de semana para você e sua familia
titi

claudiaymarques disse...

Vivian querida estava sem internet e ela ainda esta lenta..vim te ver..
Gostei da reflexão...bacana fazer de conta que somos cegos e usar outros sentidos..Os olhos nos enganam muito,pois vemos as pessoas,as coisas muitas vezes pela aparência..
adorei sua assinatura com a borboletinha..
muitas beijocas,bom fim de semana para você e sua familia
titi

Severa Cabral(escritora) disse...

Bioa noite querida amiga!
Muito bom quando achamos que estamos enganando nós mesmos...
Será que é tão bom assim?
bjsssssssssssssss

Machado de Carlos disse...

Boa Noite!

Tudo de bom para você!

Beijos!...

Manuel disse...

Deliciosa esta entrevista.

Severa Cabral(escritora) disse...

Bom domingo minha querida amiga!
Estou agui para te convidar a passar no meu blog que hj tem assunto de sobra,kkkkk,só para conhecer minha história de vida que se encontra no ping pong da Emiliana Vaz:
http://historiasdeemilia.blogspot.com

Toninhobira disse...

Lindo este refazer do repensar Vivian.Otimo texto.Curiosidade esta semana li algo sobre este exercicio da cegueira,muito bom mesmo.
Uma bela semana de otimos exercicios como sempre.
Meu abraço de toda paz e saude no lar.
Bju de luz nos seus dias.

Brown Eyes disse...

Aqui a casa seremos nós. Há que nos conhecermos profundamente para podermos depois compreender o mundo que nos rodeia. Para nos conhecermos precisamos de ter os cinco sentidos alerta porque nós tentamos esconder muita coisa a nós próprios. Como a verdade magoa escondemo-la. Já deste conta disso?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...