Já comprou seu livro hoje? Clic aqui!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Enquanto nos limitamos...

                   "Enquanto nos limitamos aos livros, ainda que os mais seletos e clássicos, e lemos apenas determinadas linguagens escritas, por si mesmas dialetais e provincianas, corremos o risco de esquecer a linguagem que todas as coisas e acontecimentos falam sem metáfora, e é, em sua singularidade, abundante e exemplar.
Muita coisa é impressa, mas pouco é o que deixa impressão.
Os raios que escoam através da persiana não serão mais lembrados quando a persiana for retirada. Nenhum método nem disciplina suplanta a necessidade de permanecer sempre alerta. 
O que é o curso da história, a filosofia, ou a poesia, por mais selecionada que seja, ou a melhor sociedade, ou a mais admirável rotina de vida, em comparação com a disciplina de olhar incessantemente o que existe para ser visto? 
Leitor, mero estudioso, observador, o que se há de ser? 
Lede vosso destino, vede o que está a vossa frente e marchai para o futuro."

Henry David Thoreau

Fonte:Livro:Walden- A vida nos bosques

*O conhecimento sem aplicação é como a fruta que apodrece, não tem serventia.
É imprescindível coloca-lo em prática!!

**Vou começar a retribuir as visitas hoje,mas como tenho prova e quero revisar o conteúdo, terminarei as visitas no sábado. 
Bom final de semana amigos!!!
Beijos!Até segunda!

34 comentários:

Rô... disse...

oi Vi,

de nada adianta ter conhecimento e cultura,
se ficar guardado sem uso...
o que vale é colocarmos em prática toda a teoria adquirida...

beijinhos
e um lindo fim de semana

Célia Gil, narciso silvestre disse...

Um texto reflexivo muito interessante. Não devemos ainda esquecer as nossas raízes e de toda a paraliteratura que está escondida em provérbios, lendas, adivinhas e contos, porque ela é essencial ao nosso crescimento enquanto escritores. Bjs e bom fim de semana!

✿ chica disse...

Lindo texto escolhido e bem verdadeiro.Olhar, perceber e trazer à realidade... beijos,boa prova e tuuuuudo de bom! Depois me conta do DEZ,tá? Vai ser!! chica

Everson Russo disse...

Penso que o leitor de um bom livro corre o mundo sem sair do lugar,,,ele viaja longe com os sentimentos e as situações propostas,,,sonha,,,se joga infinitamente...beijos de bom final de semana pra ti amiga...

Isa E. disse...

Acredito que devemos ser aprendizes, sempre, até o último momento de vida! Aprender é assimilar um conhecimento de modo que ele passe a fazer parte de quem você é!
Um grande beijo, querida!
E um excelente final de semana :)

Ivana disse...

Não é a leitura que traz sabedoria, é capacidade de olhar o mundo e as pessoas com o coração. Boa prova, um ótimo final de semana, bjs

ValériaC disse...

Oi minha flor querida!
Que sábias palavras...por mais maravilho, por mais que os livros e seus diversos temas possam ampliar nossas consciência, de nada valerão as palavras, se não as colocarmos em prática no dia a dia.
Ótimo fds amiga, beijinhos
Valéria

isa disse...

Um amor aos livros bem semelhante ao que eu própria tenho por eles!
Bom trabalho,linda.
Beijo.
isa.

Mari Rehermann disse...

Nenhum conhecimento é válido se não for colocado em prática...Adorei o texto!

Tenha uma maravilhosa sexta-feira, Vivian!!
Beijos de luz!!♥

Valéria disse...

Oi Vivian!
Perfeito! De que vale um mundo de conhecimento sem partilha! A nossa visão de mundo se alarga, mas o nosso mundo não.
Obrigada pela visitinha e ótima prova!
Beijinhos e um fds de paz e alegrias!

Rebequinha Clemente disse...

Oiee Vivian tudu bem?saudades de vc la no meu Blog,cantinho,vc numca mais foi la,Adorei o post muito lindo,Tem Bolo de Prestigio,lato te esperando ein,Beijo
Rebequinha
http://rebequinhaclemente.blogspot.com.br/

Lorena Viana, disse...

Acho que por isso que sou tão sonhadora, vivo viajando no mundo da leitura. Desde de pequenuxa minha mãe me ensinou a ler um livro de coração, entrando na história!
Gosto tanto de ler, apesar de gosta de ficção, mas leito dos clássicos aos contemporâneos...
Beijo enorme com muito carinho!
Uma linda sexta-feira e um fim de semana com muita luz.
Lorena Viana

MARILENE disse...

A teoria enriquece a mente, mas só as reais experiências acrescentam um algo mais à vida. Observar, tão somente, não nos leva a parte alguma. Aplicar o que aprendemos, ainda que nos equivocando, é essência do viver.

Tenha um lindo fim de semana, querida. Estou certa de que obterá ótimos resultados na prova.

Bjs

Fernanda Sartori disse...

Concordo Vivian,
Não colocar em prática o que se tem conhecimento de nada adianta!
Um beijo.

Vi que gosta de Orgulho e Preconceito eu amo esse livro,

Néia Lambert disse...

Oi Vívian! Partilhar o que se aprende é a melhor forma de fixá-lo na mente. Que belo e profundo texto!
Boa prova para você e um fim de semana maravilhoso.

Beijos

Flor de Lótus disse...

Oi,Vivian!Sempre um alento vir aqui, confesso que sinto falta de quando tu postava diariamente,mas sei que agora isso não é possível.Pois é não basta só saber a teoria é preciso saber a prática.
Uma boa prova!Um ótimo findi!
Beijossss

Tais Luso disse...

Oi, Vivian, ler,sim; mais observar e viver com a mente e o coração abertos: Acho que juntando tudo, o resultado pode ser mais feliz. E ganhamos em experiência. Penso que quando nos fixamos apenas em algo, perdemos muito.

Beijão pra você!
Tais

Vanessa Gaia disse...

Olá amor, você sempre compartilha o néctar da leitura, adorooooooo quando vem mastigadinho assim sabia, porque vou atrás do livro para ler viu. rsrsrs....te desejo boas provas...beijos floridos...e dom feriado....

Flor de Jasmim disse...

Excelente reflexão minha querida!
no entanto a cultura e conhecimento pouco serve se não a colocarmos em prática.

Bom sucesso para ti em teus estudos são os meu votos de coraçao.
Bom fim de semana

Beijinho e uma flor

Vera Lúcia disse...

Olá querida,

Somente agora consegui conexão. Ufa!!
Depois de muito tentar descobri que o fio do telefone estava mal conectado.
E também tive um dia cheio. Estou começando agora a retribuir minhas visitas.

Bom, vamos ao texto. Excelente!
Lembrou-me de uma pessoa que somente fazia faculdades e mais faculdades e cursos seguidos de cursos. Aí pensei... O que ela vai fazer com tanta teoria e conhecimento? Não irá repassar?
Qual a utilidade de tanta informação se não está sendo partilhada?
Conhecimento é muito importante, pois alarga horizontes. Mas para que frutifique é necessário que esteja associado à ação. Há muito a ser visto e assimilado com a linguagem das coisas, acontecimentos e experiências e desde que estejamos com o coração e a mente abertos para novas descobertas.

Boa sorte na prova e um excelente final de semana.

Beijos.

Aleska disse...

É, ultimamente só tenho conseguido refletir sobre as coisas do cotidiano. Ler tenho lido pouco, mas descobri há pouco que não adianta ler todos os livros do mundo e conhecer a opinião das pessoas, se você não construoi a sua propria.

Anne Lieri disse...

Vivi,um lindo pensamento!Teoria sem prática não resulta em boa aprendizagem1bjs e meu carinho!

Lilá(s) disse...

Lindo este texto escolhido! a teoria e a prática deverão estar juntos.
Bom fim de semana
Bjs

Evanir disse...

Podemos prometer atos,
mas não podemos prometer sentimentos...
Atos são pássaros engaiolados,
sentimentos são pássaros em vôo.
(Rubem Alves)
Pedindo desculpas pelo meu afastamente
nas visitas infelizmente foram alguns dias de muita
tenssão.
Eu aprendo todos dias, me espelho em outras
pessoas: Não dá pra fraquejar, quem é guerreiro
jamais entrega a Luta..
Deus abençoe grandemente seu final de semana beijos
no seu doce coração.
Evanir..

Carla Fernanda disse...

Verdade. Vamos arregaçar as mangas e entrar em campo...

Beijos querida Vivian!

Renata Diniz disse...

Muito bom, Vívian. Lembra-me Cora Coralina, "Bendito aquele que aprende o que ensina". Bom fim de semana. Boa prova. Beijos!

Machado de Carlos disse...

O destino segue seu curso.
A vida jorra flores à luz da poesia.

Everson Russo disse...

Um sábado cheio de paz e carinho pra ti minha amiga querida, beijos flores e poesias...

♫*Isa Mar disse...

Oi Vivian, e é mesmo, eu por isso estou dando mais prioridades a tantas coisas em meu cotidiano, colocando em prática tudo que aprendi, até pq tem tantas coisas pra resolver.
Tenho ficado muito pouco na net, pois a vida me chama pra vivenciar tantas situações...
Um lindo fim de semana pra ti amiga!

Luma Rosa disse...

Nem sempre lemos com a intenção de aprender, muitas vezes queremos somente entreter o nosso pensamento quando a paisagem oferecida não é lá muito boa. Mas se podemos casar a leitura com uma bela paisagem, por que não? Tem coisa mais gostosa do que pausar a leitura para olhar uma linda paisagem? Ah, e hoje é dia... Mas está certo o autor dizer que temos que colocar em prática o que aprendemos. Os bloggers estão aí compartilando e isso é uma espécie de reciclagem do pensamento, ao contrário do escritor solitário.
Bom fim de semana!!
Beijus,

Multiolhares disse...

0s livros mostram os caminhos mas precisamos caminhar por eles para os sentirmos e aprendermos
bjs

Eduardo Medeiros disse...

A linguagem que "fala sem metáforas" também precisa ser lida. Bem observado.

Bom domingo, Vívian, beijos

Van disse...

Oi Vivian,

tão verdadeiro isto, não adianta acumular conhecimento e erudição, a vida pede-os a prática. Que a intelectualidade nunca prive da vida e da ação.

Boa prova, minha querida!

Obrigada pelo seu carinho no meu aniversário e sempre.

Beijos

Tunin disse...

Passando para te desejar muitas felicidades neste dia tão lindo de tua vida. Que o Senhor te abençoe sempre neste caminhar terrestre, querida!
Parabéns!

Li a notícia de seu aniversário no blog da Chica.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...