Já comprou seu livro hoje? Clic aqui!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Você me pede...

                       "Você me pede um conselho e atrevidamente eu dou o Grande Conselho: seja você mesmo, porque ou somos nós mesmos ou não somos coisa nenhuma. E para ser si mesmo é preciso um trabalho de mouro e uma vigilância incessante na defesa, porque tudo conspira para que sejamos meros números, carneiros dos vários rebanhos - os rebanhos políticos, religiosos ou estéticos. Há no mundo o ódio à exceção - e ser si mesmo é ser exceção. Ser exceção e defendê-la contra todos os assaltos da uniformização: isto me parece a grande coisa."

Monteiro Lobato (1882-1948)

Fonte:Livro: Literatura Infantil Brasileira- Vera Maria Tieztmann Silva
Ed.Cânone Editorial

*Bom final de semana,amigos!

48 comentários:

isa disse...

Ser exceção,no bom sentido da palavra
é difícil,mas compensa!
Que bom conselho.
Bom feriado,bem juntinho ao Fim de Semana.
Beijo.
isa.

✿ chica disse...

Lindo e tão sábio esse conselho,Vivian!

Lindo feriadão( o tempo tá lindo mesmo, bom pra passear.Não vais à praia na tua irmã?!) e tudo de bom,beijos,chica

Rô... disse...

oi minha querida,

se todos os grandes conselhos,
fossem iguais a este,ah...
que bom seria,
sabe que não gosto muito do comum,
gosto de coisas diferentes,do que os outros nem se dão conta...

um delicioso fim de semana!!!
beijinhos

Severa Cabral(escritora) disse...

Bom feriadão !!!!!!
Conselho é sempre bom,mesmo que não seja obedecido,mas vale a informação ...
bjsssssssssssssssssssssssssss

Everson Russo disse...

Sempre muito gostoso ler Monteiro Lobato,,,e uma bela reflexão para levarmos pra vida,,,beijos minha amiga querida,,,bom feriado e bom final de semana pra ti,,,com flores...

Kellen Bittencourt disse...

Oii Vivian, que lindo esse trecho, acho que está certíssimo se não formos nós mesmo não seremos coisa nenhuma, adorei essa frase! Um ótimo finde p vc amiga! bjoooss

Mari Rehermann disse...

Adorei o conselho, Vivian!! Lobato é muito bom!!

Tenha um ótimo feriado!!
Beijinhos!!♥

Flor de Lótus disse...

Bom dia,Vivian!Que a gente consiga ser a gente mesmo apesar de todos os pesares, o que é uma tarefa árdua, não ir com a manada tem seu preço,mas que a gente pague o preço.
Um ótimo feriadão!
Beijosss

Fernanda Sartori Costa disse...

Oi Vivian,
Adorei esse textinho do Monteiro Lobato não conhecia. E como ele também acho que cuidar de nós mesmo, já demanda um tempo enorme....
Um beijo.

Paulo Francisco de Araujo disse...

Vivian, um bom fim de semana também pra você.

Marcos Souza disse...

Hoje em dia dia, ou talvez sempre foi assim, a maioria das pessoas são influenciadas pelos pensamentos, ou atitudes, de outras pessoas. Isso demostra falta de personalidade, ou seja, não ser elas mesma.
Um texto maravilhoso para todos refletir, quanto ao modo que vivemos.
Beijos

Vera Lúcia disse...


Olá querida,

Ser nós mesmos requer trabalho, exercício constante e coragem, mas sempre valerá a pena. O conselho é mesmo GRANDE e sábio.
Gostei da assertiva dele : " ou somos nós mesmos ou não somos coisa nenhuma".

Ótimo feriado e belo final de semana.

Beijos.

Élys disse...

Um belo conselho, porém há de se esforçar para segui-lo.
Beijos.

MARILENE disse...

Uma verdade que não envelhece, um "ser" de difícil manutenção, frente às transformações e imposições do mundo e da sociedade. Mas será sempre a melhor forma de se viver, com autenticidade.
Tenha um lindo fim de semana, minha amiga, junto com as pessoas que lhe são queridas. Grande beijo!

Célia Gil, narciso silvestre disse...

Sempre fantásticas as reflexões! Temos de ser mesmo nós mesmos e nem sempre é fácil, às vezes é mais fácil pôr a máscara e representar, mas essa não é a essência que procuramos! Bjs

Manuel disse...

Todos os conselhos são bons, pena é que nunca os seguimos.

Tunin disse...

Lobato é ímpar! Devemos nos mostrar como realmente somos, nada de máscara.
Beijos, Vivian!

Tenho comentado pouco, face ao meu tempo que está muito curto, mas sempre visito os meus amigos.

Flor de Jasmim disse...

excelente concelho minha amiga, infelizmente poucos os ouvem.

beijinho e uma flor

Majoli disse...

Vívian querida, saudades!

Lindas palavras de Monteiro Lobato, que saibamos ser assim, sempre.

Um beijo enorme pra tu.
Te adoro, viu?

Majoli disse...

Esqueci, tenha um final de semana de muita paz e alegrias.
Mais beijos.

Eduardo Medeiros disse...

Amiga, taí difícil coisa: sermos nós mesmos. Alguém já disse que só somos nós mesmos quando ninguém está olhando. E quem pode negar isso??

beijos e bom final de semana

Vanessa_Oliveira disse...

Sempre sendo fiéis aos que somos de fato.
Quem tiver que nos gostar gostará do que somos.
beijos sempre querida ****

Everson Russo disse...

Um sábado repleto de carinho flores e poesias pra ti minha amiga,,beijos e beijos..

Isa E. disse...

Minha querida,
Não existe conselho melhor do que esse...
Nós nunca devemos perder a nossa verdadeira essência. Devemos ser quem realmente somos e não quem os outros querem.
Esse é um sábio conselho, um grande desafio e o verdadeiro caminho para a felicidade!
Bom fim de semana, querida amiga!
Muitos beijos

Lorena Viana, disse...

Querida que conselho magnífico... adorei ler e levarei comigo!

Beijo carregado de carinho!
Lorena Viana

Suelen Muniz disse...

Oi Vivian,
E que sejamos quem somos,sem tentar nos moldar ao que os outro julgam adequados,
Que sejamos humanos,donos de nossas vidas!
Um lindo domingo e uma semana cheia de alegria,=)

Anne Lieri disse...

Que bela msg de Monteiro Lobato!Talvez o mais dificil seja ser fiel ao que se é,hoje em dia!Adorei!Seu filho está escrevendo poesia?Gostaria tanto de ver uma!Por que não posta em seu blog?bjs e meu carinho,

O Profeta disse...

São mudas as neblinas nesta ilha
É de pobreza o pão que alimenta o meu sentir
Oiço o mar com os meus próprios dedos
Parti do desencontro dos meus derradeiros medos

Parti e deixei no cais mil dúvidas
Lembrei tempos que corri feliz pelas amoras
Nesses dias bebi sofregamente a vida
Nesses dias a minha alegria era incontida

Um radioso fim de semana


Doce beijo

Zilani Célia disse...

OI VIVIAN!
BONITO POST DE "MONTEIRO LOBATO", UMA BELA ESCOLHA.
BOM FERIADÃO.
ABRÇS

zilanicelia.blogspot.com.br/
Click AQUI

Calu disse...

Vivi querida,
declaração atual, embora tenha sido proferida há mais de 50 anos.
Sábias palavras não tem idade.
Bom domingo.
Bjos,
Calu

Luma Rosa disse...

Muito bom!! Esse trecho compõe a "A Barca de Gleyre" e compõe cartas escritas de 1904 a 1948 . Vê quanto tempo e tão atual conselho? Foram muitas cartas trocadas com o amigo Godofredo Rangel e a última em 1948, também constante das duas edições de "A Barca".
Na última carta, Monteiro Lobato despedia-se do amigo Godofredo Rangel, escritor como ele. Doze dias depois, morreu enquanto dormia. Em seu enterro, estudantes saíram às ruas, agitando faixas sobre a questão do petróleo. E o já consagrado ator Procópio Ferreira, amigo pessoal, fez um discurso onde proclamava:
"Agora, os sem-vergonhas poderão agir à vontade: morreu Monteiro Lobato!"
A nossa história comprova que as pessoas autênticas sempre são objeto de ódio - "E ser si mesmo é ser exceção".
Bom domingo!! Beijus,

Filha do Rei disse...

Sermos nós mesmos é um grande processo, pois muitas vezes somos conforme os nossos interesses.Mas é essencial lutarmos para não nos perdermos em nossas atitudes, pensamentos.
Tenha uma semana abençoada.Bjs

Néia Lambert disse...

Lobato é um primor! Que linda mensagem Vívian!

Beijos

Tina Bau Couto disse...

Nota dez!
Sejamos nós mesmos.
Abaixo a uniformização.
Vou levar para um blog onde nesse instante li sobre as cotas e sobre essa nivelação por baixo e desejo de que não sejamos nós mesmo, de que não sejamos estatísticas, números, maquinas de manobra.
Meu carinho, poesia, arianice :)

Valéria disse...

Oi Vivian!
Sábias palavras! Em tempos de unifomização, onde se tudo parece igual, ser o diferencial não é fácil, se é olhado de lado e criticado como se houvesse transgredido uma regra. É uma pena ver como tudo é igual.
Beijinhos e uma linda semana!

.:*Aline*:. disse...

E que grande conselho, heim Vivian?! Se todos seguissem, certamente teríamos um mundo melhor, longe dos insuportáveis rótulos que muitas vezes carregamos conosco.

Bjus

Severa Cabral(escritora) disse...

Bom dia amada menina linda!!!!
Aqui reina o encantamento das palavras...
bjssssssssssssssssss

Calu disse...

Oi Vivi, já estás mais animadinha?recebi teu recado e fiquei super contente.Dia 08/11 vamos cirandar.
Eu não tenho facebook, amada.Não me animo.
Bjos,
Calu

António Jesus Batalha disse...

Meu nome é António Batalha, estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom, e espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer o seu melhor, dando-nos boas mensagens.
Tenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito honrado.
Ps. Se desejar seguir meu blog será uma honra ter voce entre meus amigos virtuais, decerto irei retribuir com muito prazer. Siga de forma que possa encontrar o seu blog.
Deixo a minha benção e a paz de Jesus.

Brown Eyes disse...

Vivian Há um trofeu no meu blog, Selos- Brown Eyes. Espero que seja do teu agrado.
http://stampsbrowneyes.blogspot.pt/2012/11/do-meu-pedestal.html
Beijinhos com saudades

Sonhadora (RosaMaria) disse...

Minha querida

Pena que nem todos sigamos esses ensinamentos, o mundo seria melhor.


Um beijinho com carinho
Sonhadora

helia disse...

Um excelente conselho ! Gostei muito de ler este texto !

lis disse...

Sábias palavras!
Pelo menos vamos tentar ser diferente e fazer a diferença.
Beijos mana querida.

Eliete disse...

Vivian, minha querida ! suas escolhas são muito boas. Que palavras sábias de Monteiro Lobato.Difícil seguí-las mas vamos tentar.bjs

Rosa Mattos disse...

oi Vivian,

Tenho um carinho especial por Monteiro Lobato, pois foi um dos primeiros autores que me presentearam com o gosto pela leitura. Um escritor fantástico, que nos oferece uma reflexão sempre útil.


Beijos.

Lourdinha Vilela disse...

Autenticidade a toda prova. Que bom fazer a diferença, sendo apenas o que realmente somos.
Muito bonito. bjs Vivian.

Toninhobira disse...

Somente assim é que se entende uma pessoa,quando assume ser o que é,sem mascaras,sem maquiagem da personalidade.
Lindo pensar.
Um abração menina Vivian.
Bjo.

Sissym disse...

Vivi, este blog é super fofo, queria voltar mais vezes, para isso gostaria de me inscrever por email e receber as atualizações. Poderia, por favor, colocar esta opção no blog?


Beijos
sissym.mascarenhas@hotmail.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...