Já comprou seu livro hoje? Clic aqui!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Estado e Cultura

                        "A cultura é uma das formas de libertação do homem. Por isso, perante a política, a cultura deve sempre ter a possibilidade de funcionar como antipoder. E se é evidente que o Estado deve à cultura o apoio que deve à identidade de um povo, esse apoio deve ser equacionado de forma a defender a autonomia e a liberdade da cultura para que nunca a ação do Estado se transforme em dirigismo."

Sophia de Mello Breyner Andresen, in 'Assembleia Constituinte, Agosto de 1975'

*Bom final de semana,amigos!!!
Até segunda!Beijos!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Rosa Parks

                      Rosa Parks estava cansada, depois de um longo dia de muito trabalho.Mas sobretudo estava cansada de ser "jogada" de um lado para outro no ônibus, na vida. Estava farta das discriminações,das constantes humilhações sofridas .
                  Em 1955 nos Estados Unidos, o ônibus possuia uma área para brancos,os negros sentavam ao fundo,mas se todos os lugares estivessem ocupados, tinham que levantar e dar o lugar para a pessoa branca, mesmo com o ônibus vazio não podiam sentar na frente. No dia 1 de dezembro de 1955, sendo intimada à levantar, Rosa recusou-se. O motorista indignado, levou o caso à polícia. Rosa Parks foi presa e decidiu defender na justiça o caso da sua prisão. Esta decisão levou a comunidade negra de Montgomery a organizar um boicote de ônibus, numa demonstração de apoio. Todos os ônibus circularam vazios. As ruas estavam cheias de pessoas negras andando para o trabalho.

"A recusa de Rosa Parks em ir para o lugar reservado aos negros no ônibus, em 1955,marcou um momento histórico: o início do movimento que traria o fim da segregação legal nos Estados Unidos. Rosa certamente não suspeita que seu gesto viraria uma página da história americana das relações inter-raciais." Kai Friese

Fonte:Livro das Virtudes- CORAGEM-William J. Bennett
 Pág.330 a 332 

*Sem apelar para a violência, sendo firme em seus propósitos Rosa Parks fez toda a diferença.
**Bom começo de semana,amigos!
Até sexta!Beijos!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...