Já comprou seu livro hoje? Clic aqui!

sexta-feira, 8 de março de 2013

Blogagem Coletiva Dia da Mulher

                 A minha irmã Lis do blog Inspiração fez um convite, para que hoje (dia 8 de março), fizessemos uma blogagem coletiva sobre o Dia da Mulher, nas palavras dela:

"Quero convidar as amigas e amigos blogueiros para que participem da blogagem coletiva do DIA INTERNACIONAL DA MULHER.
No dia 08 de Março, todas as postagens deverão ser de homenagens sendo textos, poemas, frases ou imagens."

Não gosto muito de datas, as considero oportunistas mais para incentivar o consumismo do que para realmente comemorar...mas cada um cada um!rs 

Resolvi participar, porque é importante reconhecer que a mulher tem conquistado (a ferro e fogo), seu lugar na sociedade, no mundo. Se olharmos uns anos para trás (nos séculos passados então nem se fala!), podemos constatar que não tínhamos voz, éramos consideradas e vistas como "brinquedos sexuais"(e algumas ainda incentivam e alimentam este pensamento hoje em dia...infelizmente), feitas para cuidar do ambiente doméstico e dos filhos. Não tínhamos permissão para trabalhar fora, para estudar, para pensar (alguns filósofos,e a maioria dos homens, nos consideravam seres destituídos de inteligência!), nos consideravam inaptas para decidir e cuidar da própria vida, sem liberdade alguma. Por isso, hoje eu quero agradecer as mulher que ousaram enfrentar,na sua época, o preconceito e o machismo. Foram elas que abriram o caminho e por causa delas temos hoje o direito de realmente SER MULHER. Claro ainda não temos a sonhada igualdade, mas temos que reconhecer que já conquistamos alguns direitos...e estamos só começando!rs

Escolhi algumas mulheres que fizeram a diferença (ordem aleatória):
*Já fiz um post sobre a Nise da Silveira e da Rosa Parker aqui no blog,mas não poderia deixa-las de fora.


 Joana d'Arc, heroína: A combatente francesa (1412-1431) assumiu o comando do exército real em várias batalhas durante o reinado de Carlos VII. O papa Bento XV nomeou-a santa em 1920. Morreu na fogueira por heresia.


 Maria Curie, cientista: Maria Sklodowska (1867-1934) tomou o sobrenome de seu marido, Pierre Curie. Por sua nação de origem, Polônia, deu nome a um elemento químico. Pioneira no estudo da radioatividade, obteve dois prêmios Nobel.


Virginia Woolf, escritora: Pela moradia londrina de Bloomsbury desta novelista (1882-1941) passaram autores como J. M. Keynes e E. M. Foster. Suicidou-se se afogando por medo de uma incipiente loucura.
Charlotte Bronte (1816-1855)  A romancista mais velha das três famosas irmãs Brontë, Charlotte Brontë teve um passado familiar escuro, além de uma infância nada agradável, pois ficavam no sinistro presbitério de Haworth, de onde se avistava apenas um cemitério. A sua sagacidade e inteligência poderia se igualar qualquer a cavalheiro de seu tempo. Seu livro “Jane Eyre” provocou um início de movimento feminista e se fazia muito popular na alta classe social de Londres. Ainda assim, ela permaneceu uma pessoa caseira, preferindo se ficar com um livro de poesia, um dos seus hobbys era praticar a leitura e também refletir sobre o movimento feminista de frente a uma lareira. 


Cora Coralina, poetisa: Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (1889—1985) era uma mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás. 
Nise da Silveira:Foi a primeira mulher a cursar medicina e a se formar em psiquiatria, no Brasil, Nise da Silveira é considerada a introdutora da psicologia analítica, e aquela que irá fundamentar as bases para o trabalho arteterapeutico sem entretanto usar o termo arteterapia para o trabalho que desenvolvia.


Teresa de Calcutá, missionária: Gonxha Agnes (1910-1997) fundou a congregação Missionárias da Caridade para ajudar aos pobres. Dois anos após sua morte, João Paulo II abriu a causa de sua canonização. Recebeu o Nobel da Paz em 1979.
Rosa Louise McCauley-Rosa Parks era uma jovem costureira negra que em um dia do ano de 1955, em plena efervescência do racismo nos Estados Unidos ousou desafiar o sistema. Rosa saíra do trabalho e pegara um ônibus, percebera que todos os assentos do fundo “destinados aos negros” estavam lotados. Notou então um lugar vazio no meio do ônibus e sentou-se, mas sabia que, se um branco chegasse, teria que levantar. Entraram no ônibus três brancos, dois se sentaram um ficou em pé. O motorista pediu que Rosa Parks se levantasse e cedesse o lugar, ela se recusou a fazê-lo porque estava cansada. Diante da recusa, o motorista ameaçou chamar a polícia, Rosa respondeu: "Então, prenda-me". O motorista desceu, chamou a polícia e a prendeu.
Ao saber do episódio, Martin Luther King ficara revoltado, ele teria dito: "É a gota d'água”. Começou um grande protesto em todas as cidades, liderados por negros, com apoio de alguns brancos. Os negros não mais andariam de ônibus, "eles veriam que o racismo além de desumano e contrário às leis era prejuízo financeiro". O movimento cresceu e nele o Pastor Martin Luther King se destacou. Formou-se uma associação e ele foi eleito líder. A luta pela justiça havia começado nos Estados Unidos.
Indira Gandhi, política: Filha de Jawaharlal Nehru, o primeiro premiê da Índia, foi Primeira Ministra de seu país em duas ocasiões até seu assassinato em outubro de 1984. Estrategista e pensadora política brilhante.


Benazir Bhutto, política: Líder do Partido Popular de Paquistão (1953-2007), foi a primeira mulher que ocupou o cargo de premiê de um país muçulmano. Dirigiu o Paquistão em duas ocasiões. Foi assassinada em plena campanha política

29 comentários:

Lis Fernandes disse...

Que linda homenagem e participação!
Obrigada, mana!
Vamos conquistando nosso espaço e busquemos ser felizes!
Que belo post fizeste. Parabéns!
Beijo, feliz dia para todas nós.

isa disse...

Concordo contigo,querida.
Ñ sou mt de datas, mas infelizmente esta é ainda imperioso festejar!
Uma bela homenagem!
Beijo.
isa.

Rô... disse...

oi minha amiga querida,

datas são comerciais,
e somos movidas à emoção,
concordo com você...
mas sua postagem ficou maravilhosa,homenageando mulheres na concepção da palavra,
adorei...
parabéns pela participação...

beijinhos

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Vivian
Parabéns a todas vocês, que enfeitam o mundo.
Bjux

✿ chica disse...

Vivian, em primeiro lugar, parabéns pela participação e escolhas de mulheres a lembrar e homenagear. Agora, PARABÉNS e FELICIDADES pelo nosso dia que na verdade, é sempre,rs beijos,tuuuuuuuuuuuuudo de bom,chica

Fernanda Sartori Costa disse...

Adorei,
Ótimas escolhas, eu amo a Charlotte,
mas acho que não tenha alguma mulher que não admire a todas essas.
E parabéns a nós também grandes mulheres hahaha!
Um beijo.

Malu Silva disse...

Uma belíssima homenagem com mulheres com M MAIÚSCULO que construíram a nossa história e fizeram do MUNDO um lugar mais cheio de AMOR.
Grande abraço

FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES PARA SI!!!!

Alê Lemos disse...

Gostei das suas escolhas de mulheres importantes. Ainda não sei de quem vou falar, mas também escolherei alguém. Adorei a ideia Vivian!

Nádia Santos disse...

Parabéns por homenagear esta guerreiras e pioneiras que fizeram a diferença, maravilhoso. Também estou na blogagem e vim conhecer teu espaço parabéns, bjus, e feliz dia da Mulher.
=> Gritos da alma

Anne Lieri disse...

Vivian,um excelente texto resgatando a história da luta das mulheres no decorrer da História! Muito merecidas suas escolhas tb!bjs e felicidades por esse dia!

Helena Chiarello disse...

Um texto próprio e bonito, uma homenagem super bacana!
E assino embaixo da "lista" de mulheres que escolheu... Maravilhosas!
E por aqui, tudo bem, Vivian!
Obrigada pelo carinho!
Um beijo e feliz dia! (mesmo que, como eu, também não aprove muito algumas datas.. rsrs)

Vera Lúcia disse...


Vivian querida,

Tiro o chapéu para a sua participação. Brilhante! Uma maneira muito significativa de homenagear a força, a coragem e a ousadia das mulheres, que todos já homenageiam diariamente pela doçura, sensatez e tamanho do amor que carregam em seus corações.

Adorei.

Parabéns a você, neste dia especial, por ser uma mulher especial.

Parabéns a todas as mulheres do Planeta!

Beijo.

Élys disse...

Uma luta que vem de muito tempo e que vocês, mulheres vem vencendo com muita garra, porém com muita ternura.
Parabéns!....
Beijos.

MARILENE disse...

Rica, verdadeira e sensível homenagem. Graças a muitas mulheres corajosas, que enfrentaram adversidades incontáveis, conseguimos mostrar ao mundo que não somos seres sem inteligência. Ainda há muitos vazios, muita intolerância, muito preconceito. Ainda existem culturas que não conseguiram reverenciá-las e que as submetem a uma vida de tortura,de forma inconcebível. Por outro lado, existem os exemplos que, por certo, propiciarão as necessárias mudanças.
Parabéns por ser uma das que fazem a diferença, exercendo suas inúmeras atividades com sensibilidade e amor.
Grande beijo!

José María Souza Costa disse...

Olá.

Neste dia especial.
Estou aqui, para render os meus sentimentos de Alegria, e, Felicidades.
Abraços.

Sissym disse...

Feliz Dia Internacional da Mulher para todas amigas. Abençoado dia.

Beijos

Silenciosamente ouvindo... disse...

vOCÊ FEZ UMA EXCELENTE HOMENAGEM
à MULHER, NESTE DIA INTERNACIONAL
DA MESMA, ESCOLHENDO MULHERES
QUE MUITO CONTRIBUIRAM PARA UM
MUNDO MELHOR. PARABÉNS.
Um beijinho muito especial para
si.
Irene Alves

Calu disse...

Vivi, a meu ver, a única data que ainda não foi absorvida pelo mercado do consumo é esta, por se tratar dum marco de luta pelos direitos sociais e trabalhistas das mulheres, só por isto, ainda guarda esta referência.
Admiro e aplaudo todas as bravas mulheres selecionadas em tua icônica lista.Dá um enorme orgulho sabermos da luta e da vitória de todas elas.
Mil bjkas,
Calu

Profª Lourdes disse...

Olá ! Minha querida Vivian, vim parabenizá-la pelo dia Internacional de mulher,
Seja feliz sempre e muito amada. PARABÉNS!!!! belo poste, adorei.
Quero aproveitar para te convidar a conhecer o blog do Thiago Ô Trocyn Bão, que está realizando uma GINCANA em homenagem a nós mulheres, estou participando com uma poesia , não sou poeta, é a primeira da minha vida, mas fiz com carinho para homenagear à todas as mulheres , o título é: MULHER SER ABENÇOADO , estou divulgando , se possível dê uma passadinha lá e vote na minha. Ficarei grata. O LInK é:
2013/03/mulher-ser-abencoado-professora-lourdes.html
Caso não consiga neste link, na lateral do meu blog tem um selinho é só clicar e vai até a pagina, deixe comentário é muito importante. Abraços, uma noite abençoado.
Abraços fica na paz de Deus.

Néia Lambert disse...

Vívian, gostei deveras das mulheres escolhidas por ti, de fato, merecedoras da homenagem. Embora atrasada,deixo os parabéns a você também!

Beijos

Marieta disse...

Vivian querida,
Acima de tudo quero te agradecer pela visita ao meu blog e por me achares parecida com tua vovó, esta figura maravilhosa que jamais a esqueceremos.
Tua blogagem em nossa homenagem está linda, parabéns.
Se me sobrar um tempinho quero participar igualmente colocando algumas mulheres que marcaram espaço no mundo.
Digo se me sobrar um tempinho é por que estou com duas visitas incríveis em casa: minha filha mais velha com seu netinho de 1 aninho que vieram ficar conosco enquanto a mãe do menino foi viajar. E, como bem podes imaginar, a função é contínua, não ? rsrsrs,
Um beijo da amiga que muito a estima.

Maria Alice Cerqueira disse...

Olá amiga você que está sempre presente em meu cantinho, eu venho lhe agradecer de todo o coração, o carinho de sua presença. Que Deus a abençoe e guarde, hoje e sempre. Assim que poder voltarei. Tenha um lindo fim de semana coberta de muita paz e amor! Com carinho Maria Alice. Obrigadoooooooooooo!!!!!

Lilá(s) disse...

Linda a homenagem e parabéns pela excelente participação, pela parte que me toca só tenho mesmo é que agradecer muito.
Bjs

Manuel disse...

Estimada, Vivian!
Tenho a mesma opinião, não concordo com datas, sou apologista de todos os dias serem o dia da mulher.
Todas as mulheres, para quem aqui deixas uma homenagem, foram marcos na história, forças inspiradoras e modelos de coragem e luta pela verdadeira emancipação.
Eu amo todas as mulheres, pelo que são e representam!
Um beijo.

Nos Amando... disse...

ah amiga receber uma cartinha
de amor ou de amizade
uma flor colhida no campo
não precisa ser consumismo
amei a postagem
linda semana
bons estudos bjs

Marieta Mello Koerig disse...

Minha menina querida,
Venho com atraso, falar sobre as mulheres que marcaram passagem vitoriosa no mundo.
Esqueceste de duas figuras que sempre admirei: Ana Neri e Anita Garibaldi.
Ana Neri, a jovem enfermeira que se doou inteiramente auxiliando e amparando os doentes não só no Brasil mas em vários países sul americanos.
E nossa querida, audaciosa e corajosa Anita Garibaldi, que abandonando a vida em uma cidade pacata se aventurou, enfrentando todas as tribulações porque passa uma guerreira, não só aqui mas em outros países, tornando-se assim a heroína de dois mundos.
Bem, mas falemos de nós também, não achas? Somos heroínas sim.Fizéssemos greve no mundo inteiro por um dia apenas. Já imaginaste o caus que seria?
Somos heroínas sim, amiga, e com muito orgulho, sem medalhas, diplomas e honrarias, mas ninguém nos supera na "ginástica" que fizemos no dia a dia, principalmente ao enfrentarmos o mercado .
Bem querida, uma feliz semana para ti e familiares, e uma santa noite.
Que Deus te proteja e te guie nos estudos.
Bjs.

ONG ALERTA disse...

As mulheres que marcaram a história, beijo Lisettte.

.:*Aline*:. disse...

Tantas mulheres lindas e maravilhosas, que fizeram história nos enche de orgulho e nos inspiram!
Parabéns a todas as mulheres em todos os dias do ano.
Bjus

Suelen Muniz disse...

Oi Vivian,
Ótima homenagem,é sempre bom conhecer um pouco mais das histórias de pessoas assim,que se destacaram pela inteligência,pelo amor,pela luta de cada dia.
abraço =)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...